Acupuntura: O Que É, Como Funciona E Quais São Os Benefícios


Ao contrário da crença ocidental popular, a acupuntura não é apenas um sistema para inserir agulhas muito finas em locais específicos do corpo para aliviar a dor. A acupuntura é um protocolo de saúde completo focado na correção de desequilíbrios de energia no corpo

 

O que é a acupuntura?

Desde a sua criação na China há mais de 2.500 anos, a acupuntura tem sido usada tradicionalmente para prevenir, diagnosticar e tratar doenças, bem como para melhorar a saúde geral.

A explicação tradicional para a eficácia da acupuntura é que modifica o fluxo de energia (conhecido como qi ou chi) em todo o corpo, mas não há consenso científico de que este é realmente o mecanismo de ação.

Pesquisas publicadas na Nature Neuroscience demonstraram que os efeitos da agulha de acupuntura incluem influenciar a atividade da adenosina, um aminoácido que se torna ativo na pele após uma lesão para aliviar a dor.

Isso pode explicar em parte por que o alívio da dor é muitas vezes experimentado como um dos benefícios da acupuntura. Na verdade, muitas pesquisas no Ocidente concentraram-se neste efeito de alívio da dor, ao invés do papel tradicional de balanceamento de energia da acupuntura para enfrentar uma ampla gama de distúrbios e os mecanismos mais sutis que podem ser responsáveis ​​por seus benefícios gerais para a saúde.

A acupuntura foi popularizada nos Estados Unidos no início dos anos 70, depois que o presidente Nixon abriu relações com a China. Na época, um repórter do New York Times, James Reston, teve uma apendicectomia em um hospital chinês usando a acupuntura como meio para diminuir sua dor pós-cirúrgica.

No Brasil, como em muitos outros países, acompanhou o histórico das migrações de profissionais que dominam essa técnica dos países orientais, especialmente China e Japão.

 

Qual é a utilidade da acupuntura?

Como o objetivo da acupuntura é promover e restaurar o equilíbrio de energia, que flui por todo o corpo, os benefícios da acupuntura podem se estender a uma grande variedade de condições, de distúrbios emocionais (ansiedade, depressão) a queixas digestivas (náuseas, vômitos, síndrome do intestino irritável).

Pode ser benéfico para síndromes de dor devido a uma lesão ou associada a doenças degenerativas crônicas, como a artrite reumatoide. Também pode ser útil no tratamento de problemas neurológicos como enxaquecas ou doença de Parkinson, ou como estratégia de reabilitação para indivíduos que sofreram acidente vascular cerebral.

As condições respiratórias, incluindo sinusite e asma, foram aliviadas com a acupuntura, assim como muitos distúrbios ginecológicos e infertilidade. A acupuntura também se mostrou benéfica para reduzir a fadiga e vários vícios, e para promover o bem-estar geral.

Estudos nos EUA indicam que a acupuntura pode ajudar a aliviar a dor lombar crônica, dores dentárias, dores de cabeça de enxaqueca, fibromialgia e sintomas de osteoartrite.

Foi demonstrado que ajuda no tratamento de síndromes de dor emocional, como transtorno de estresse pós-traumático, bem como o controle de náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia. Também demonstrou sucesso clínico na realização da gravidez quando utilizado em conjunto com a fertilização in vitro.

 

O que você pode esperar ao visitar o acupunturista?

Normalmente, a primeira visita de acupuntura envolve uma avaliação abrangente da história da saúde.

As perguntas incluídas podem parecer estranhas, mas na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) – que engloba acupuntura, fitoterapia, massagem e outras modalidades – fluxo de energia e interação todo o corpo são as chaves para diagnosticar todas as doenças físicas.

Por exemplo, o praticante pode pedir para examinar sua língua, sentir seu pulso para ajudar a determinar o fluxo de energia ou fazer muitas perguntas relacionadas aos hábitos intestinais e dieta, mesmo que estes pareçam não ter nada a ver com a queixa primária.

Após a consulta e avaliação de acupuntura inicial, as agulhas são colocadas em locais muito específicos. Após a inserção, pode-se sentir uma sensação momentânea aguda ou picante. No entanto, muitos relatam que nem sequer sentem a maioria das inserções.

É comum experimentar uma dor profunda por um curto período de tempo em alguns dos pontos. As agulhas de acupuntura podem então ser manipuladas suavemente e alguns praticantes podem usar calor ou mesmo eletricidade com as agulhas.

Cuidados adicionais

A profundidade em que as agulhas de acupuntura são inseridas varia de acordo com o tratamento e o praticante. No entanto, as agulhas nunca devem ser posicionadas suficientemente profundas para puncionar órgãos (além da pele).

As agulhas são geralmente deixadas no lugar por cinco a 20 minutos, geralmente não mais de 60 minutos, e depois removidas. Após um tratamento de acupuntura, os praticantes geralmente reavaliarão o cliente e, muitas vezes, darão sugestões para cuidados em casa.

Também é típico sugerir ervas chinesas ou da flora brasileira suplementares para aumentar a conquista do equilíbrio energético. Os sintomas agudos podem requerer apenas dois a quatro tratamentos. Para casos crônicos, é comum ter até 12 ou mais tratamentos, geralmente durante um período de oito a dez semanas.

As visitas mensais regulares podem ser sugeridas como medidas preventivas para diminuir o estresse, melhorar a energia ou estimular a imunidade.

 

Há algum efeito colateral da acupuntura ou indicações onde a acupuntura deve ser evitada?

Aqueles com distúrbios hemorrágicos ou que estão tomando anticoagulantes devem verificar com seus médicos antes de terem sessões de acupuntura. Os efeitos colaterais de acupuntura mais comuns são sangramentos e hematomas no local, juntamente com dor e dor menores.

Recomenda-se que um desinfetante como álcool seja passado sobre a área antes da inserção da agulha para diminuir a possibilidade muito pequena de infecção. Obviamente, as agulhas devem ser limpas e nunca compartilhadas entre os clientes. Raramente, uma agulha pode quebrar. O pior cenário é um órgão puncionado.

No entanto, complicações graves são extremamente raras quando a acupuntura é realizada por um profissional qualificado e certificado.

Uma revisão da literatura de pesquisa internacional revelou que pneumotórax (um pulmão perfurado) era a única complicação potencialmente fatal que ocorreu entre dezenas de milhares de pacientes em nove experimentos separados. Não foram relatadas infecções pós acupuntura em nenhum dos estudos.

 

Existe um órgão governante que supervisiona ou credenciais profissionais de acupuntura?

A prática de concessão de credenciais a acupunturistas está em transição.

Apesar de a acupuntura estar largamente difundida no Brasil e contar com a credibilidade de outros profissionais de saúde e cidadãos de diferentes níveis socioeconômicos, a profissão de acupunturista ainda não foi regulamentada (atualmente tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei n.1549/2003), sendo, portanto, de livre exercício.

Por outro lado, ela já existe na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO em quatro distintas modalidades (acupunturista, fisioterapeuta acupunturista, médico acupunturista e psicólogo acupunturista, sendo protegida por sindicatos registrados no Ministério do Trabalho, como o Sindicato dos Profissionais de Acupuntura e Terapias Afins do Estado do Rio de Janeiro – SINDACTA, o Sindicato dos Acupunturistas e Terapeutas Orientais do Estado de São Paulo – SATOSP e o Sindicato dos Profissionais em Acupuntura, Moxabustão, Do-In e Quiroprática do Estado do Paraná – SATOPAR.

 

Como encontrar um acupunturista?

Se você está considerando ver um acupunturista, é conveniente discutir esta terapia com seu médico ou clínico geral ou praticante de medicina integrativa, se você tiver um.

Como a acupuntura está crescendo em popularidade, seu médico pode estar ciente de profissionais qualificados na área e oferecer certas recomendações para você, dependendo de suas condições.

Esta referência também pode ser necessária para cobertura de seguro, dependendo da sua situação. Os motores de busca da internet geralmente podem ajudar a encontrar acupunturistas locais e fornecem suas credenciais para sua revisão se o seu médico não tiver uma referência.

O Portal Therapyas.com.br disponibiliza aos profissionais da acupuntura a oportunidade de divulgar seu trabalho, sendo um ponto de encontro entre o praticante e o usuário.

 

Existem outras terapias complementares que possam funcionar bem em conjunto com acupuntura?

A acupuntura é frequentemente realizada no contexto da Medicina Tradicional Chinesa, que tipicamente oferece intervenções dietéticas, massoterapia e a tomada de produtos botânicos em combinação com tratamentos de acupuntura.

Também é muito usada em conjunto com a ventosaterapia ou “cupping”, uma técnica asiática projetada para aumentar o fluxo sanguíneo para uma determinada área de preocupação usando copos de vidro aquecidos para criar sucção e promover o fluxo sanguíneo para a superfície da pele.

A acupuntura pode ser usada efetivamente com terapias corporais, incluindo várias formas de massagem, manipulação quiroprática ou osteopática, bem como diferentes terapias de movimento, como tai chi e qigong.

 

O que mais você precisa saber sobre acupuntura?

Embora existam cursos de certificação oferecidos aos médicos para aprender acupuntura, de preferência, o praticante será treinado em um programa de Medicina Tradicional Chinesa (MTC) para ser qualificado ao máximo.

Uma compreensão e experiência em MTC é importante para alcançar ótimos resultados com acupuntura. Procure por profissionais de acupuntura que têm conhecimento profundo e treinamento nesta modalidade de tratamento e que se especializam em MTC ou acupuntura como sua principal forma de tratamento.

Acupuntura é cada vez mais reconhecida pela medicina ocidental como uma alternativa eficaz ou complementar aos tratamentos convencionais para reabilitação de AVC, dor de cabeça, cólicas menstruais, condições de articulação, dor lombar e asma, bem como para os efeitos colaterais de quimioterapia e náuseas relacionadas à gravidez.

Recomenda-se a acupuntura para outras condições relacionadas à dor, especialmente a osteoartrite. Acupuntura para aliviar a sinusite aguda pode ser bastante eficaz, assim como a acupuntura na orelha para aliviar as dependências. A acupuntura usada com MTC pode funcionar bem para abordar condições autoimunes e infertilidade.

Como a acupuntura tem tantos efeitos positivos no corpo com incidência mínima de efeitos colaterais, muitas vezes é incluída em um plano de tratamento de medicina integrativa.

Fonte: Fundação Dr. Weil


0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

SSL
Escolha um Formato
Artigo
Escreva um texto básico que pode ser incorporado com fotos e vídeos
Quiz Personalizado
Série de perguntas que pretende revelar algo sobre a personalidade do internauta
Votação
Cria uma votação para tomar decisões ou determinar opiniões
Lista
Crie um Artigo Típico de Lista com Itens