A terapia de percussão, acelera e aprimora o reparo da fibra muscular, proporcionando rápidas estocadas de pressão em pulsos concentrados e de curta duração profundamente nos tecidos do corpo. Isso aumenta o fluxo de sangue para diferentes áreas críticas, permitindo o alívio da dor e, subsequentemente, melhorando a função e a amplitude de movimento.
Ele também fornece um alongamento suave que, por sua vez, aumenta a flexibilidade, o desempenho e a resposta física.
Todos nós tivemos aquele longo dia na academia. Claro, depois que o treino termina, ficamos com uma sensação de euforia. As endorfinas estão correndo selvagemente em nossas veias e experimentamos uma satisfação que só pode vir com exercícios físicos intensos.
Nossos treinos às vezes podem ser tão exigentes fisicamente, que muitas vezes negligenciamos o descanso e a recuperação que devem sempre seguir cada treino. Aí entra em cena a terapia de percussão, que acelera a nossa recuperação.
A terapia de percussão relaxa o tecido conjuntivo espessado, ajuda a quebrar as aderências e o tecido cicatricial interno, fornece melhor circulação nas veias e no sistema linfático, aumenta a flexibilidade por meio de alongamento suave e aumenta a amplitude de movimento.
Como funciona
A terapia de percussão envolve uma revolucionária ferramenta percussiva de uso manual (também chamada de pistola de percussão) que sacode áreas-alvo do corpo com suaves pulsos de pressão. Esta ação amolece o tecido muscular em áreas onde experimentamos intensa rigidez e acúmulo. Ao pulsar rapidamente as fibras musculares com uma leve onda de pressão, somos capazes de aliviar muitas dores e melhorar o fluxo sanguíneo.
Freqüentemente, temos várias áreas em nosso corpo onde sentimos uma dor profunda e aguda nos músculos. Sempre que aplicamos pressão nessas áreas, realmente sentimos o desconforto, mesmo que recorramos à massagem tradicional para aliviar um pouco.
A diferença entre a terapia de percussão e a massagem tradicional é a dessensibilização da área ao redor de um músculo dolorido, aplicando um choque na fibra muscular gradualmente até que a área-alvo seja penetrada. Dessa forma, com a ajuda de um dispositivo de terapia de percussão, somos capazes de direcionar a dor muscular específica sem perceber muita dor que vem com ela.
Com a massagem tradicional, as mãos humanas podem não conseguir penetrar nas áreas de difícil acesso e, portanto, não cuidar da raiz do problema. Além disso, às vezes é até muito doloroso de suportar. Com a terapia de percussão, você não sente dor, apenas alívio.
Os benefícios
Como a terapia de percussão é utilizada para trabalhar e tratar agressivamente os músculos do tecido profundo, ela ajuda a aumentar a circulação sanguínea e a distribuição de oxigênio para várias partes do corpo, especialmente na área tópica local. Isso diminui a dor e as cãibras musculares pós-treino, o que acelera a capacidade do corpo de se curar e se recuperar.
Mas não é apenas a terapia de percussão excelente como um tratamento pós-treino, mas também é usada por atletas de classe mundial como um aquecimento pré-competição.
Estudos recentes indicaram que a terapia de percussão ajuda a tratar as fibras musculares até 30 vezes mais eficazmente do que a massagem regular. A terapia de percussão ajuda a dar equilíbrio a um grupo muscular alvo, bem como a tonificar os músculos dessa área, ao mesmo tempo que alivia a tensão e reduz o estresse físico nos ossos e nas articulações.
— Professora Eneida Risi Massutti Lichy
Sou fisioterapeuta e massoterapeuta licenciada em Terapia de Percussão na Therabody University da Califórnia e Instrutora na Relaxae Academy.
0 Comentários