Tarot: O Que É, Como Funciona E Quais São Os Benefícios


A leitura de tarot (ou tarô) pode parecer algo estranho e completamente sobrenatural. Até certo ponto, isso é verdade. No entanto, o tarot não é tão assustador ou místico. Na sua forma básica, as cartas de tarô são ferramentas tanto de adivinhação quanto de manifestação de probabilidades.

A leitura de cartas de tarô pode ser feita por qualquer pessoa, embora tarólogos preparados possam apresentar forte intuição, clarividência, mediunidade ou clarissiência. Essas pessoas podem ter uma ou qualquer combinação desses dons para canalizar a energia do universo. É assim que elas usam o Tarot para fornecer respostas e orientação para seus consulentes.

 

O Que É Tarot?

O Tarô é provavelmente uma das ferramentas de adivinhação mais populares do mundo atual. Embora não seja tão simples como alguns outros métodos, como pêndulos ou folhas de chá, há séculos o Tarot atraiu as pessoas para a sua magia.

Há uma combinação de coisas que os tarólogos (leitores do Tarot) podem fazer para fornecer leituras de tarô mais precisas. Isso inclui a seleção de um deck (baralho ou conjunto de cartas) com o qual eles se conectam pessoalmente, praticando suas habilidades, aprendendo a enquadrar as questões corretamente e sendo receptivos ao feedback do cliente.

Não há restrição para ler Tarot, porém pessoas com algumas habilidades psíquicas inatas têm uma conexão mais forte com a arte. Ter uma sensibilidade aumentada e intuição aflorada tornam a leitura do tarô mais fácil e precisa.

 

Como o Tarot Funciona?

A ideia básica por trás do Tarot é muito simples – um baralho composto por 78 cartas, cada uma das quais com significado específico relacionado a um conceito particular de vida ou experiência.

Em uma leitura do Tarô, as cartas são embaralhadas e, em seguida, apresentadas em uma “propagação”. As cartas são distribuídas sobre uma mesa, em uma disposição padronizada, onde cada posição representa um aspecto particular da vida, por exemplo, “o passado recente” ou “emoções atuais”.

O tarólogo, então, analisa como o significado de uma carta corresponde à posição em que ela está na mesa e diz ao cliente o que a propagação parece estar falando sobre seu estado de vida atual.

Isto parece simples ao descrever, mas sugere questões importantes. Como a leitura funciona? Como as cartas se organizam em um “padrão significativo”?

Por que alguns pedaços de papelão com imagens bonitas poderiam revelar, de maneira ordenada e misteriosa, coisas sobre a nossa vida e experiências? E com um detalhe que muitas vezes excede o que somos conscientemente capazes de observar?

A resposta é: ninguém sabe com certeza. Várias teorias foram criadas ao longo dos anos. Mas existem algumas características que mostram certa “lógica” por trás da adivinhação. A seguir falamos sobre as cinco principais teorias.

 

A) Teoria do Jogo

Essa teoria diz que não há nada de sobrenatural ou misterioso na leitura do Tarot, mas é, no entanto, valiosa. A ideia básica é que as cartas são distribuídas sem conexão e aparecem em uma ordem totalmente aleatória. No entanto, a ação de interpretá-las é onde estaria sua utilidade.

A maioria das pessoas tende a analisar as situações de uma forma pré determinada, com base em um conjunto de pressupostos inconscientes e em um conjunto muito limitado de expectativas. E, portanto, tendem a chegar a um conjunto muito padrão de conclusões, o que pode limitar a compreensão das situações encontradas.

No entanto, o esforço necessário para colocar as cartas “aleatórias” em um padrão “significativo” força o tarólogo a pensar fora de sua mentalidade limitada normal. Essa condição pode levar a novas ideias, interações e vai forçar sua intuição para resolver problemas de maneiras novas e interessantes. As cartas ajudariam a ver as situações sob nova perspectiva.

Assim, embora não haja nada “significativo” sobre o layout das cartas de Tarot, o esforço de tentar encontrar o significado ajuda a obter uma visão melhor e mais original dos problemas.

Algumas empresas, por exemplo, usam as cartas escolhidas aleatoriamente, com palavras-chaves associadas aos negócios, para resolver problemas. De fato, se tornou um exercício de treinamento e de gerenciamento diferenciado.

A Teoria do Jogo, no entanto, pouco explica por que outra pessoa seria capaz de ler as cartas para você, e com sucesso.

 

B) Teoria da Sincronicidade

Essa era uma ideia na qual o psicanalista Karl Jung estava muito entusiasmado. Ele sugeriu que, assim como a causalidade (a ideia de que cada evento ocorre como resultado de uma causa específica), existe outra razão pela qual os eventos ocorrem – a sincronicidade.

De certa forma, a sincronicidade é uma ótima maneira de dizer “por coincidência”. A implicação é que, além de eventos que são moldados por situações aleatórias, em certas ocasiões existem “coincidências significativas”.

São eventos que parecem acontecer puramente por acaso, mas trazem alguns significado para a pessoa a quem eles ocorrem.

Então, usando um sistema elaborado como o layout de um Tarot (o próprio Jung costumava trabalhar extensivamente com o I-Ching), o tarólogo invoca a sincronicidade em nossas vidas, e as cartas “acontecerão” se organizando em uma ordem que nos diz algo útil sobre nós mesmos, ou à pergunta que fizemos.

 

C) Teoria da Influência Subconsciente

Esta teoria sugere que nossas mentes subconscientes são mais poderosas do que geralmente damos o devido crédito. Diferentes pesquisadores do potencial psíquico humano creditam à mente subconsciente toda uma série de poderes e habilidades das quais geralmente não somos conscientes.

Na analogia para o Tarot, geralmente é suposto que, de alguma forma, a mente subconsciente “conhece” a ordem das cartas. Através do embaralhamento, o subconsciente ordena as cartas de novo para que elas fiquem dispostas em uma ordem. Essa ordem transmite significado útil para o tarólogo, na propagação, com base em insights que a mente subconsciente presumivelmente já teve.

 

D) Teoria da Magia

Em geral a magia significa “fazer com que eventos aconteçam de acordo com sua vontade”. Neste caso, a vontade do tarólogo é que as cartas se organizem de forma significativa, a fim de revelar algo útil.

A explicação mágica é simplesmente que esta intenção focada é suficiente para fazer as cartas organizarem-se de forma útil. Esta é, naturalmente, não uma explicação mecanicista, apenas uma descrição de uma maneira particular de ver o Tarot.

Envolve aceitar a explicação de que a magia é real – o Universo realmente responde e muda de acordo com a vontade de um indivíduo. Também sugere que há alguma habilidade necessária para “fazer o trabalho do Tarô” revelar algo, bem como a de interpretar as cartas.

Acredita-se que um baralho de cartas de tarô seja particularmente suscetível a essa forma de influência mágica, devido ao modo como as cartas são lidas. A incerteza causada pela aleatoriedade do embaralhamento facilita a influência da ordem das cartas, já que elas não são corrigidas e podem simplesmente aparecer na ordem certa “por acaso”.

Um dos problemas relacionados a esta teoria é a necessidade de uma grande magia associada com a manipulação simples do acaso.

 

E) Teoria dos Seres Invisíveis

Nesta teoria, os seres invisíveis tomam as cartas à medida que o tarólogo as embaralha e as organiza na ordem certa. Depois sussurram o verdadeiro significado delas em seu ouvido.

Essa classe de explicações sobre o funcionamento do Tarot, adiciona um fator inesperado totalmente novo às demais explicações, por que implica na existência e manipulação por forças vivas invisíveis.

 

Previsão do Futuro Através do Tarot

Os tarólogos em geral acreditam que o futuro é fluido e, portanto, as previsões absolutas de eventos futuros são impossíveis. Em vez disso, eles se concentram em possíveis resultados, bem como na análise de influências relacionadas à cada questão.

Estas podem ser influências que o sujeito nem sequer deve estar ciente antes da leitura. A leitura do tarô, portanto, prepara a abordagem do problema com informações adicionais para que os interessados possam fazer escolhas mais consistentes.

É uma outra via de pesquisa, por assim dizer, e não deve ser visto como algo com garantia de resultados finais.

Muitos estudiosos fazem relação do Tarot com a Mecânica Quântica. Da mesma maneira que a Mecânica Quântica funciona  de forma contra intuitiva para a “vida real” e é aceita como parte do mainstream científico, o Tarot serve ao mesmo conjunto de circunstâncias de um fenômeno particular.

 

Benefícios do Tarot

A leitura do Tarot é um conceito incrível em uso com o objetivo de auxiliar na solução de problemas e incertezas, e para entender fatos e situações de vida. A leitura serve para prever o futuro das pessoas e dizer sobre algumas coisas que são desconhecidas para elas.

O Tarô é basicamente um pacote de cartas. A importância está na leitura e interpretação da carta de Tarô. Essa descoberta pode ajudar você a levar uma vida feliz, revelando-lhe segredos internos da vida.

Quer saber sobre os benefícios mais surpreendentes da leitura do Tarot? Dê uma olhada:

Clareza na Vida

Se houver uma coisa que possa ajudá-lo a fornecer insights profundos em sua vida e fornecer um nível de clareza melhor, essa coisa chama-se Tarot. Você ganha uma nova perspectiva sobre a vida e desenvolve uma melhor compreensão e conhecimento.

Melhoria Pessoal

Ninguém nasceu perfeito. Todos nós temos alguns traços de personalidade que nos impedem de alcançar a perfeição na vida. Não importa o quão bem sucedido você esteja, sempre há margem para melhorias.

A leitura de cartas do tarô é uma maneira ideal de escolher as áreas necessárias para melhorar e trabalhar com elas para buscar a perfeição.

Paz

Se você está entre aqueles que continuam ponderando sobre seus resultados negativos e sua luta e dificuldade, em vez de apreciar algumas coisas positivas, a leitura de tarô é ideal para você.

O Tarot pode ajudá-lo a encontrar a paz interior ao superar sentimentos de ansiedade, medo e preocupação. Também ajuda a superar os desafios e lutas, promovendo a confiança que traz a paz.

Tomada de Decisão

Você está lutando entre tomar uma decisão específica ou não? Se sim, experimente a leitura do tarô. É ideal para você, pois irá ajudá-lo a decidir o caminho que deve seguir. Não antecipa o futuro ou determina o caminho. Ele traz luz (e opções) para a escuridão.

O Tarot pode trazer informações significantes sobre a vida e ajudar você a chegar a uma decisão promissora.

Estilo de Vida

Se você está pensando em transformar sua vida, entre em contato com um tarólogo e faça a leitura do tarô. Essa é uma excelente oportunidade para começar uma nova vida.

A leitura de tarô ajuda a diagnosticar os aspectos da sua personalidade que precisam ser nutridos e, portanto, ajuda você a ter melhor qualidade de vida.

Relacionamentos Positivos

O Tarot ajuda a identificar e eliminar a energia negativa e preenche a pessoa com energia positiva de modo a induzi-la a assumir os riscos dos relacionamentos. Pode ajudar a criar e nutrir relacionamentos harmoniosos com os outros e lhe dá confiança para aceitar e correr estes riscos.

Para aqueles que estão em um relacionamento, funciona no sentido de torná-lo mais feliz e compreensivo, aprecia os aspectos positivos e ao mesmo tempo trabalha em áreas de melhoria. Aqueles que são solteiros podem usar a leitura de tarô para encontrar o amor de sua vida.

Fontes: Thoughtco, Weirdshit e Tarotprophet


Gostou disso? Compartilhe com os seus amigos!

O Que Você Achou Desse Artigo?

horrível horrível
0
horrível
confuso confuso
0
confuso
fraco fraco
0
fraco
divertido divertido
0
divertido
geeky geeky
0
geeky
amei amei
2
amei
kkkkk kkkkk
0
kkkkk
nossa! nossa!
1
nossa!
ótimo ótimo
2
ótimo
Therapyas

Somos mais que um site ou blog, somos uma Comunidade, somos uma Tribo. Formamos uma Equipe que deseja transformar o portal Therapyas é um ponto de encontro entre consumidores de produtos e serviços no segmento de Saúde & Bem Estar, praticantes, profissionais e empresas focadas em terapias holísticas, integrativas e complementares. E-mail: info@therapyas.com.br Whatsapp: (15) 98159-9000

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um Formato
Artigo
Escreva um texto básico que pode ser incorporado com fotos e vídeos
Quiz Personalizado
Série de perguntas que pretende revelar algo sobre a personalidade do internauta
Votação
Cria uma votação para tomar decisões ou determinar opiniões
Lista
Crie um Artigo Típico de Lista com Itens

Send this to a friend