Reiki: O Que É, Como Funciona E Quais São Os Benefícios


O Reiki é uma técnica japonesa para redução e relaxamento do estresse que também promove a cura. É realizado pela “imposição das mãos” e baseia-se na ideia de que uma “energia da força vital” invisível flui através de nós e é o que nos faz estar vivos.

Se a “energia da força vital” for baixa, então, temos mais chances de adoecer ou sentir estresse, e se é alta, somos mais capazes de ser felizes e saudáveis.

 

O Que É Reiki?

O termo Reiki é composto por duas palavras japonesas – Rei, que significa “Sabedoria de Deus ou Poder Superior” e Ki, que é “Energia da Força Vital“. Então, Reiki é realmente “Energia da Força Vital Guiada Espiritualmente“.

Se fosse percebido a olho nú, o tratamento pareceria um maravilhoso brilho vibrante que flui através e ao redor dos praticantes (quem dá e quem recebe).

Reiki trata toda a pessoa, o que significa corpo, emoções, mente e espírito criando enormes efeitos benéficos que são somados ao relaxamento e sentimentos de paz, segurança e bem-estar. Existem milhares de relatos de resultados milagrosos.

O Reiki é um método simples, natural e seguro de cura espiritual e autoaperfeiçoamento que qualquer pessoa pode usar. Foi eficaz para ajudar praticamente todas as doenças, conhecidas ou não, e sempre cria um efeito benéfico.

Também funciona em conjunto com todas as outras técnicas médicas ou terapêuticas para aliviar os efeitos colaterais e promover a recuperação.

Uma técnica incrivelmente simples de aprender, a capacidade de usar o Reiki não é ensinada no sentido usual, mas é transferida para o aluno durante uma classe de Reiki.

Esta capacidade é transmitida durante uma “sintonização” dada por um mestre de Reiki e permite que o aluno aproveite um suprimento ilimitado de “energia da força vital” para melhorar a saúde e a qualidade de vida.

Aprenda o Reiki com Professores Licenciados altamente qualificados
Encontre um praticante ou professor de Reiki em sua cidade

 

Tipos de Reiki

Existem cerca de 25 diferentes tipos de Reiki, sendo o mais comum e tradicional, o método transmitido pelo Dr. Mikao Usui.

  • Usui Reiki: A primeira forma de Reiki que foi redescoberta e trazida ao mundo moderno aconteceu em 1922, com Mikao Usui. Hawayo Takata, um aluno do Dr. Chujiro Hayashi (que foi discípulo de Usui) trouxe o Sistema Usui de Reiki para o Ocidente em 1937. Devido às muitas mudanças feitas por Hayashi e Takata no Usui Reiki Ryoho original, o que sabemos agora do Usui Reiki difere da forma como foi inicialmente ensinado.
  • Reiki Tibetano: Esta forma de Reiki é um poderoso método tibetano de sintonização e combina certas técnicas do Reiki Usui original. O que difere do método mais popular é o fato de que o Reiki Tibetano usa cristais, guias, sintonizações curativas e vários símbolos típicos do Tibet. Este estilo especial de Reiki foi popularizado por William Rand e Diane Stein.
  • Karuna Reiki: Karuna é uma palavra sânscrita que é usada no budismo e no hinduísmo. Significa “Compaixão” ou “A Compaixão Universal de um Bodhisattva” e, ainda, “um sentimento profundo para aliviar o sofrimento, com a compaixão permanente em relação a todos os seres“. Este sistema de cura foi desenvolvido por William Lee Rand, que é o fundador e presidente do International Center for Reiki Training. Karuna Reiki emprega sons, dotados de poder para curar. Esses sons são sagrados e poderosos. Eles podem ser transmitidos silenciosamente por intenção ou cânticos, para obter níveis mais profundos de cura. O poder do Karuna Reiki é usado para curar vícios.
  • Gendai Reiki: Gendai significa moderno. O Sr. Hiroshi Doi é o fundador deste Reiki. Ele traz uma forte perspectiva budista aos ensinamentos originais do Reiki.
  • Rainbow Reiki: Este método foi criado em algum momento no final da década de 90, pelo praticante alemão Walter Lübeck. Baseia-se nos ensinamentos de Usui que Hawayo Takata trouxe à cultura ocidental em 1937. Ao longo dos anos, Lübeck acrescentou técnicas como o esclarecimento do karma, o trabalho no chakra, a assistência com o Eu Superior e a Criança Interna.
  • Cinco Elementos Seichem: Alex Baisley fundou este sistema  no Canadá. Seu método ajuda a usar conscientemente os Cinco Elementos da Força de Vida Universal ou Prana para promover a cura.
  • Shamballa Reiki: Este sistema ajuda a limpar, reparar e equilibrar os níveis físico, emocional, mental e espiritual de uma pessoa. O Shamballa usa a energia Reiki juntamente com muitos símbolos vibratórios e raios de cura para alcançar o objetivo.
  • Kundalini Reiki: Este método de Reiki concentra-se em elevar a energia de cura através do chakra da raiz (1°), no lugar do chakra da coroa. Isso acende a espiritualidade e até ajuda o praticante a superar a timidez, ou se recuperar do trauma e outras emoções negativas. Raising Kundalini é praticado através do Yoga e quando ativado pode limpar os bloqueios dentro dos chakras. Quando Kundalini é gerado, pode dar-lhe maior paz, felicidade e força. O método de Kundalini Reiki foi desenvolvido Ole Gabrielsen.
  • Imara Reiki: Aqui a energia Reiki é usada para trabalhar na vida passada, em questões reprimidas e auxilia na cura a longa distância. O praticante está conectado a mestres e anjos ascencionados.

Aprenda o Reiki com Professores Licenciados altamente qualificados
Encontre um praticante ou professor de Reiki em sua cidade

 

Uso do Reiki

Praticar Reiki não depende da capacidade intelectual ou do desenvolvimento espiritual e, portanto, está disponível para todos. A técnica foi ensinada com sucesso a milhares de pessoas de todas as idades e origens.

É preciso entender que o Reiki é de natureza espiritual, mas não é uma religião. Não tem dogma, e não há nada que você deva acreditar para aprender e usar o Reiki. Na verdade, o Reiki não depende da crença e funcionará se você acredita nisso ou não.

Como o Reiki vem de Deus (Divina Graça ou Providência Divina, ou o nome que você der a esta Suprema Força Universal), muitas pessoas acham que usar o Reiki coloca-os mais em contato com a experiência de sua religião ao invés de ter apenas um conceito intelectual sobre o tema.

Apesar do Reiki não ser uma religião, ainda é importante viver e agir de forma a promover a harmonia espiritual com os outros.

Mikao Usui, pioneiro e fundador do Sistema Reiki de Cura Natural, recomendou que a prática de certos ideais éticos simples para promover paz e harmonia, que são quase universais em todas as culturas.

Ideal e Prática

Durante uma meditação vários anos após o desenvolvimento do Reiki, Mikao Usui decidiu adicionar os Ideais do Reiki à prática.

Os Ideais vieram em parte dos cinco princípios adotados pelo imperador Meiji do Japão, que Mikao Usui admirava. Os Ideais foram desenvolvidos para adicionar equilíbrio espiritual ao Usui Reiki.

O objetivo dos Ideais é ajudar as pessoas a perceberem que a cura do espírito, conscientemente decidido por melhorar a si mesmo, é uma parte necessária da experiência de cura do Reiki.

Para que as energias de cura do Reiki tenham resultados duradouros, o cliente deve aceitar a responsabilidade pela sua cura e participar ativamente nela.

Portanto, o Sistema Usui Reiki é mais do que o uso da energia Reiki. Também deve incluir um compromisso ativo de melhorar a si mesmo para que ele seja um sistema completo.

Os ideais e a técnica são duas diretrizes para viver uma vida graciosa e com virtudes dignas da prática por seu valor inerente.

Aprenda o Reiki com Professores Licenciados altamente qualificados
Encontre um praticante ou professor de Reiki em sua cidade

 

Como o Reiki Funciona

Estamos vivos porque a força que anima a vida está fluindo através de nós. A força da vida flui dentro do corpo físico, por caminhos chamados chakras, meridianos e nadis. Ele também flui ao nosso redor em um campo de energia chamado aura.

A força da vida nutre os órgãos e as células do corpo, apoiando-as nas suas funções vitais. Quando esse fluxo de força de vida é interrompido, causa uma função diminuída em um ou mais dos órgãos e tecidos do corpo físico. Essa queda leva à doença ou estresse.

Sabe-se que a força vital é sensível a pensamentos e sentimentos. A energia vital é interrompida quando aceitamos, de forma consciente ou não, pensamentos ou sentimentos negativos sobre nós mesmos.

Esses pensamentos e sentimentos negativos se ligam ao campo da energia e causam uma ruptura no fluxo da força vital. Isso diminui a função vital dos órgãos e células do corpo físico.

O Reiki cura ao fluir pelas partes afetadas do campo de energia e carregando-as com energia positiva. Ele levanta o nível vibratório do campo de energia dentro e ao redor do corpo físico, onde os pensamentos e sentimentos negativos estão ligados.

Isso faz com que a energia negativa se separe e se afaste. Ao fazê-lo, o Reiki limpa, endireita e cura as vias de energia, permitindo assim que a força da vida flua de forma saudável e natural.

 

Reiki Nunca Causará Danos

Como Reiki é guiado pela consciência de Deus, seu uso nunca poderá prejudicar alguém. A presença divina sabe o que uma pessoa precisa e se alinha para criar o efeito apropriado. Dar ou não Reiki nunca será motivo de preocupação. É sempre útil.

O praticante não “dirige a cura” e não decide “o que trabalhar”, nem “o que curar”, por isso não corre o risco de assumir o karma do cliente.

Como o praticante não está “fazendo a cura”, também é muito mais fácil para o ego ficar longe do caminho e permitir que a presença de Deus brilhe claramente.

Energia Que Nunca Esgota

Todo princípio está em uma cura canalizada, portanto, as energias do praticante de Reiki nunca estão esgotadas. Na verdade, a consciência de Reiki considera o praticante e o cliente desejosos de cura, de modo que ambos recebem tratamento.

Por isso, dar um tratamento sempre aumenta a energia presente e deixa uma aura de sentimentos amorosos e de bem-estar.

 

Reconecte Corpo, Mente, Emoções e Espírito com a energia de Reiki

O Reiki é uma técnica de cura holística. Isso significa que o Reiki trabalha nos quatro níveis de nosso ser e, portanto, há muitos benefícios inerentes. Essa energia de cura pode abraçar você em um nível físico, mental, emocional e espiritual.

Esta prática oferece infinitas possibilidades, e pode guiá-lo e servi-lo no que você precisa agora. Os benefícios do Reiki podem ser vistos nos quatro níveis do Ser: físico, mental, emocional e espiritual.

Nível físico

Em nível físico, o Reiki apoia a habilidade natural do corpo de se curar, ajudando a liberar bloqueios, toxinas e aliviar a dor.

Ao entrar em contato com a energia de cura natural, o Reiki também pode ajudá-lo a fazer melhores escolhas em sua nutrição, torná-lo mais consciente e em sintonia com o seu corpo. Isto contribui para desenvolver uma maior conscientização sobre as necessidades do seu corpo.

Nível Mental

Em nível mental, a energia que flui no Reiki pode ajudá-lo a testemunhar como se manifestam seus pensamentos e padrões negativos. Depois de se conscientizar dos seus pensamentos, você tem o poder de mudá-los.

Não se trata de praticar pensamento positivo. Trata-se de aprender sobre seus pensamentos e de se conscientizar do seu mecanismo de ação, para que você possa conscientemente tomar uma decisão se os pensamentos estão ou não lhe beneficiando.

Nível Emocional

Em um nível emocional, o Reiki pode ajudá-lo a entrar em contato com a profundidade de suas emoções e lhe dá suporte para transformar qualquer energia que você gostaria de transmutar.

O Reiki pode auxiliá-lo a cultivar emoções mais positivas, como amor, compaixão, bondade, conexão, compartilhamento, intimidade e muito mais.

Nível espiritual

Em um nível espiritual, o Reiki pode ajudá-lo a amar e a aceitar-se. Ter autocompaixão e compaixão pelos outros. Pode auxiliá-lo a se conectar com o divino e ajudá-lo a sentir que você é parte de algo maior.

Praticar Reiki é como voltar para casa. Seu Ser se sente presente, conectado, amado, e percebe que é parte desse infinito “Universo”.

Aprenda o Reiki com Professores Licenciados altamente qualificados
Encontre um praticante ou professor de Reiki em sua cidade

 

Mais Benefícios do Reiki

Um dos principais resultados alcançados com Reiki é o entendimento de que o poder e a responsabilidade pela cura estão dentro do indivíduo. O Reiki abraça esse princípio. Os benefícios do Reiki são infindáveis. Combinado com a Psicoterapia, por exemplo, ajuda o cliente a aliviar o estresse e acessar material inconsciente com mais facilidade.

Pode-se dizer que a vantagem da prática do Reiki está no ato, um processo que envolve o aumento da coerência e a diminuição da dissonância no sistema vital.

Veja a seguir mais benefícios:

  • Conduz à Força Universal da Vida
  • É acessível para qualquer pessoa
  • O Reiki está capacitando – o receptor não se sente impotente
  • O toque seguro é a cura
  • Complementa a medicina ocidental
  • É útil em situações de emergência
  • Alívio de estresse
  • Redução da dor
  • Ajuda no processo de cura após a cirurgia
  • Dá concentração e foco em suas tarefas
  • É uma ferramenta de autocuidado
  • Auxílio ao sono – o processo ajuda você a adormecer mais facilmente
  • Traz paz e serenidade
  • Reduz a ansiedade
  • Útil nos cuidados paliativos
  • Útil durante o trabalho de parto e entrega
  • Traz clareza de pensamento
  • Útil para estudantes que na preparação para os exames
  • A cooperação nas reuniões, encoraja o espírito de equipe e o sentimento de unidade
  • Útil para o equilíbrio do chakra e a cura do chakra
  • Tratamento da Aura
  • Ferramenta para o autodesenvolvimento e transformação pessoal
  • Prática espiritual, ajuda a se conectar com o Divino
  • Ajuda a acessar partes interiores mais profundas
  • Trata problemas de dor crônica

Pode-se dizer que o Reiki é ilimitado, porque a cura é ilimitada.

Como terapeuta, você pode ser criativo com o Reiki e combinar diferentes modalidades de tratamento como cores, cristais, vibração nos chakras, meditação, atenção plena (mindfulness), canto ou yoga.

Fontes: The International Center for Reiki Training, Chackra Anatomy

 

Aprenda o Reiki com Professores Licenciados altamente qualificados
Encontre um praticante ou professor de Reiki em sua cidade

 

 


Gostou disso? Compartilhe com os seus amigos!

O Que Você Achou Desse Artigo?

horrível horrível
0
horrível
confuso confuso
0
confuso
fraco fraco
0
fraco
divertido divertido
0
divertido
geeky geeky
0
geeky
amei amei
5
amei
kkkkk kkkkk
0
kkkkk
nossa! nossa!
1
nossa!
ótimo ótimo
1
ótimo
Therapyas

Somos mais que um site ou blog, somos uma Comunidade, somos uma Tribo. Formamos uma Equipe que deseja transformar o portal Therapyas é um ponto de encontro entre consumidores de produtos e serviços no segmento de Saúde & Bem Estar, praticantes, profissionais e empresas focadas em terapias holísticas, integrativas e complementares. E-mail: info@therapyas.com.br Whatsapp: (15) 98159-9000

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um Formato
Artigo
Escreva um texto básico que pode ser incorporado com fotos e vídeos
Quiz Personalizado
Série de perguntas que pretende revelar algo sobre a personalidade do internauta
Votação
Cria uma votação para tomar decisões ou determinar opiniões
Lista
Crie um Artigo Típico de Lista com Itens

Send this to a friend