Massoterapia: O Que É, Como Funciona E Quais São Os Benefícios


A Massoterapia ou Massagem Terapêutica é a manipulação manual da estrutura muscular e dos tecidos macios do corpo humano (músculo, tecido conjuntivo, tendões e ligamentos). Existem várias modalidades de Massagem Terapêutica usadas para tratar naturalmente problemas físicos, mentais e emocionais.

 

A prática de usar o toque como método de cura deriva de costumes e técnicas enraizadas na história antiga. As civilizações no Oriente e no Ocidente descobriram que a cura natural pela massagem poderiam curar lesões, aliviar a dor e prevenir e curar doenças. Além disso, foi eficaz para reduzir o estresse – de combates, lutas e trabalho – e apresentou um profundo estado de relaxamento.

O termo Massoterapia ou Massagem Terapêutica engloba muitas técnicas diferentes. Em geral, é usado pressão, fricção, amassamento, deslizamento e outras formas de manipulação dos músculos e tecidos moles do corpo. Em geral os massoterapeutas usam suas mãos e dedos, mas podem usar seus antebraços, cotovelos ou pés.

 

O Que Esperar de um Massoterapeuta

Os massoterapeutas trabalham em uma variedade de configurações, incluindo consultórios privados, hospitais, lares de idosos, estúdios e instalações esportivas e de ginástica. Alguns realizam atendimento domiciliar ou nos locais de trabalho dos clientes. Em geral, o profssional tenta proporcionar um ambiente tranquilo e seguro para a prática.

O atendimento profissional para novos clientes inclui uma anamnese (avaliação geral do cliente) sobre sintomas, histórico médico e resultados desejados. É comum realizar uma avaliação através do toque, localizar áreas dolorosas ou tensas e determinar quanta pressão é possível aplicar.

Normalmente, o cliente fica em um colchonete ou esteira de massagem ou em uma mesa apropriada, seja com roupas soltas ou despido (coberto com uma toalha ou lençol, exceto na área que está sendo massageada).

O terapeuta pode usar óleo, loção ou pó para reduzir o atrito na pele. É possível a pessoa receber a terapia de massagem enquanto sentada em uma cadeira. A sessão de massagem pode ser curta ou breve (10 minutos, por exemplo), mas também pode durar uma hora ou até mais.

Os movimentos de massagem mais populares são:

  • Deslizar
  • Acariciar
  • Beliscar ou Pinçar
  • Amassar
  • Tocar ou Apertar
  • Comprimir
  • Friccionar ou Atritar
  • Tapoar
  • Vibrar
  • Balançar

 

Tipos e Técnicas de Massagem

Existem muitos tipos diferentes de massagens corporais oferecidas hoje por uma série de massagistas treinados. Alguns dos tipos mais comuns incluem:

  • Massagem Sueca: Esta é a forma mais popular de massagem no mundo ocidental. Funciona estimulando a circulação e envolve cinco formas básicas de massagem (que podem ser realizados de maneira suavemente ou mais firme), todas fluindo em direção ao coração. São elas: deslizamento, amassamento, tapoamento (batimento rítmico), fricção (fibra cruzada) e vibração ou agitação. Em muitos lugares é conhecida como a “massagem clássica”
  • Massagem Esportiva: Este tipo de massagem é projetada especificamente para físicos ativos (atleta profissional ou amador). Ele combina técnicas suecas, shiatsu e outras para se concentrar nas áreas relacionadas ao esporte. Os atletas geralmente recebem massagens esportivas para se prepararem para o melhor desempenho, prevenir lesões e também tratar ferimentos. Os benefícios e os efeitos da massagem esportiva incluem efeitos físicos, como melhoria na circulação do sangue e fluidos linfáticos, alongamento do tecido muscular e alteração do tecido cicatricial.
  • Massagem Linfática: Sua função é estimular o sistema linfático do corpo através da aplicação de movimentos leves, suaves e repetitivos. Um sistema linfático saudável exige que as células musculares possam se contrair suavemente nas paredes dos vasos linfáticos, de modo que os músculos possam conduzir o líquido linfático através dos vasos, gânglios linfáticos e do resto do corpo. Criada por Emi e Estrid Vodder, ambos médicos dinamarqueses, a massagem linfática não é adequada para aqueles que procuram algo mais intenso e de pressão forte. A massagem linfática é excelente para aqueles que querem desintoxicar seu corpo de toxinas ou para reduzir o inchaço pós-lesão ou cirurgia.
  • Massagem Tailandesa: A massagem tailandesa (nuad bo rarn) é praticada na Tailândia há mais de 2.500 anos e, muitas vezes, são incluídas nas cerimônias sagradas. São realizadas em uma esteira firme no chão em vez de em uma maca ou mesa, comos nas massagens sueca e desportiva. A massagem tailandesa é um sistema de massagem e alongamento que foi influenciada pelos métodos de medicina tradicional da Índia, China e Sudeste Asiático. Durante a massagem tailandesa, o profissional coloca o cliente em diferentes poses de ioga, aplicando pressões rítmicas sobre o corpo durante as posturas.
  • Massagem por Acupressura: Esta é uma antiga arte de cura oriental que usa os dedos para pressionar pontos-chave na superfície da pele. Isso estimula os canais de energia (conhecido como Qi), melhora o fluxo sanguíneo e reduz a tensão muscular.
  • Massagem Ayurvédica: É uma das mais antigas técnicas de massagem terapêutica usadas até hoje. Em essência, o Ayurveda é um sistema de medicina tradicional do subcontinente indiano. O princípio básico de uma terapia de massagem Ayurveda (também conhecida por Abhyanga) gira em torno da crença de que o corpo tem um equilíbrio natural. Se o corpo está desequilibrado, pode desenvolver dores, doenças e vários outros problemas. A massagem ayurvédica trabalha em três mecanismos: (1) o efeito mecânico e sensorial do toque manual, (2) o efeito do óleo ou ghee usado e (3) a ação dos princípios ativos das ervas dentro desses óleos medicamentosos.
  • Shiatsu: Antiga técnica de massagem japonesa, o Shiatsu é semelhante à acupressão ao se concentrar no desbloqueio do fluxo de energia vital e restauração do equilíbrio nos canais ou meridianos do corpo. O Shiatsu (literalmente, “pressão dos dedos”) é uma técnica que combina a pressão vigorosa do dedo (geralmente o polegar) em diferentes pontos do corpo. O shiatsu acalma o sistema nervoso simpático hiperativo, o que melhora a circulação, distende os músculos rígidos e alivia o estresse. Durante o shiatsu o cliente fica vestido. Uma variação dessa técnica é o Zen Shiatsu, que surgiu com a proposta de tornar os métodos do Shiatsu mais agradáveis para quem recebe a massagem, com toques mais sutis e alongamento dos músculos. Neste método não são somente os polegares que tocam os pontos meridionais, mas o profissional também trabalha com as palmas das mãos e movimentos articulares.

 

Benefícios da Massagem Terapêutica

Existem inúmeras teorias sobre como a Massoterapia pode contribuir com o melhor estado de saúde do corpo e da mente. Estudos sugerem que a massagem terapêutica pode fornecer estimulação que ajuda a bloquear os sinais de dor enviados ao cérebro.

Outras pesquisam citam que a Massoterapia pode estimular a liberação de certos recipientes químicos no organismo, como serotonina ou endorfinas, ou causar mudanças mecânicas benéficas no corpo. Aqui estão os benefícios mais comuns dessa técnica terapêutica.

1. Redução e Eliminação de Dores nas Costas

De acordo com a revisão Cochrane sobre massagem terapêutica para dor lombar crônica com 13 ensaios clínicos, a técnica pode ser benéfica para pacientes com dor lombar aguda e crônica, especialmente quando combinada com outros exercícios holísticos e educação postural. Algumas evidências sugerem que a acupressão pode ser ainda mais eficaz do que a massagem clássica ou sueca para reduzir a dor nas costas.

2. Redução da Artrite, Fibromialgia, Bursite e Dores Conjuntas

Cerca de 35% de todas as pessoas que recebem massagem fazem isso para ajudar a aliviar a sensação associada à rigidez, dor, lesões e condições de saúde crônicas. As massagens são aplicadas para relaxar os músculos e aliviar a tensão sobre as articulações rígidas, além de aliviar os sintomas associados à fibromialgia – uma síndrome crônica caracterizada por dor generalizada, rigidez articular, fadiga intensa, alterações no sono, dor de cabeça e espasmos musculares.

3. Auxílio na Diminuição da Pressão Arterial Elevada

De acordo com um relatório de 2013 publicado no International Journal of Preventative Medicine, os pacientes que recebem massagem terapêutica exibem em média menores medições sistólicas e diastólicas da pressão arterial do que as de grupos controle. A avaliação dos efeitos da massagem terapêutica na pressão sanguínea mostra que “a massagem é uma intervenção segura, eficaz, aplicável e econômica no controle da pressão arterial  e da pré-hipertensão“.

4. Diminuição da Depressão, Ansiedade e Fadiga

A massoterapia mostrou-se eficiente em diminuir os sentimentos de estresse, juntamente com a depressão e a fadiga que o acompanha. Estudos descobriram que a presença de depressão é muitas vezes desencadeada por dor crônica e ativa, e que a própria depressão leva a uma maior tensão e dor muscular. Alguns estudos mostram que a dor e a depressão crônicas podem ser atribuídas a alterações no funcionamento cognitivo, especificamente no eixo hipotálamo-hipofisário-adrenal. As abordagens de massagem multidisciplinar ajudam a reverter o ciclo da depressão e alcançam melhorias significativas em pessoas com tensão muscular crônica, dor, baixa energia ou problemas para dormir associados à depressão.

5. Ajuda na Regulação dos Hormônios e Controle da Diabetes

As terapias alternativas agora estão sendo usadas para tratar as causas subjacentes de doenças hormonais e inflamatórias do diabetes, incluindo massagem, suplementos dietéticos, acupuntura, hidroterapia e terapias de ioga. Estes parecem ser eficazes para abaixar índices de diabetes e fatores de risco, além de não ter os efeitos colaterais de medicamentos convencionais ou abordagens invasivas para o tratamento da diabetes. A massagem terapêutica tem sido recomendada para diabetes há mais de 100 anos, e vários estudos descobriram que pode ajudar a induzir relaxamento, diminuir os danos nos nervos (neuropatia), ajudar as pessoas a se tornar mais ativas, reduzir a fadiga emocional, melhorar a qualidade da dieta, melhorar o sono, restaurar o uso adequado da insulina e baixar a inflamação causada por desequilíbrios hormonais.

6. Elevação da Imunidade

O Memorial Health University Medical Center (EUA) descobriu que a massagem sueca pode ajudar os pacientes com câncer a lidar com os sintomas de sua doença com menor dificuldade, aumentando as chances da recuperação. As intervenções de massagem sueca em pacientes oncológicos mostram resultados positivos para reduzir os níveis percebidos de quatro medidas: dor, desconforto físico, desconforto emocional e fadiga. Um total de 251 pacientes oncológicos se voluntariaram para participar do estudo do hospital por um período de mais de 3 anos, e uma análise encontrou uma redução estatisticamente significativa no sofrimento relatado pelo paciente para as quatro medidas.

7. Redução ou Cessação do Tabagismo

Pesquisas feitas pela Faculdade de Medicina da Universidade de Miami mostraram que a automassagem pode ser um efetivo tratamento complementar para adultos que tentam parar de fumar. A técnica demonstrou aliviar a ansiedade relacionada com o tabagismo, reduzir o desejo e sintomas de abstinência, melhorar o humor e reduzir o número de cigarros fumados.

8. Melhoria do Desempenho Atlético e Prevenção de Lesões nos Esportes

Certos tipos de massagens, incluindo massagens esportivas, são projetados especificamente para melhorar o desempenho atlético e a recuperação, evitando problemas ligamentares ou lesões típicas do atletismo. Hoje é comum os atletas receberem massagem na arena atlética ou no local de treinamento para ajudar a estabelecer o fluxo sanguíneo e aquecer os músculos antes de um evento. Algumas massagens esportivas também utilizam práticas como visualização, meditação e respiração profunda para acalmar o sistema nervoso e melhorar a recuperação de traumas musculares durante os eventos.

 

Quais São os Efeitos Colaterais e Riscos da Massagem Terapêutica?

A Massoterapia oferece poucos riscos sérios – se é realizada por um terapeuta devidamente treinado e, se feita de forma apropriada. O número de lesões graves relatadas é muito pequeno.

Os efeitos colaterais da massagem terapêutica podem incluir dor ou desconforto temporário, hematomas, inchaço e uma sensibilidade ou alergia aos óleos de massagem.

Estes são alguns cuidados relativos a Massoterapia:

  • Evitar massagem vigorosa em pessoas com distúrbios hemorrágicos ou baixa contagem de plaquetas sanguíneas, e por pessoas que tomam medicamentos para diminuir o sangue, como a varfarina (fármaco do grupo dos anticoagulantes, que é usado na prevenção das tromboses).
  • Evitar massagear qualquer área do corpo com coágulos sanguíneos, fraturas, feridas abertas ou cicatrizando, infecções da pele ou ossos enfraquecidos (como por exemplo osteoporose ou típicos de câncer), ou em caso de cirurgia recente.
  • Embora a massagem terapêutica pareça ser segura para pacientes com câncer, deve-se consultar o oncologista antes de ter uma massagem que envolve pressão profunda ou intensa. Qualquer pressão direta sobre um tumor é desencorajada. Pacientes com câncer devem discutir quaisquer preocupações sobre massoterapia com seu oncologista.
  • Mulheres grávidas devem consultar seu médico antes de usar qualquer tipo de massagem terapêutica.

Considere ainda…

  • Não usar a massagem terapêutica para substituir os cuidados convencionais ou adiar ver um médico sobre um problema de saúde.
  • Se você tem uma condição médica e não tem certeza se a massagem seria apropriada para você, discuta suas preocupações com seu médico, que também pode ajudá-lo a selecionar um massoterapeuta.
  • Perguntar sobre o treinamento, a experiência e as credenciais do massoterapeuta que você está visitando. Pergunte também sobre o número de tratamentos que podem ser necessários, o custo e se há cobertura de seguro.
  • Informar todos os profissionais de saúde sobre quaisquer abordagens de saúde complementar e integrativa que você use. Dê-lhes uma imagem completa do que você faz para gerenciar sua saúde. Isso garantirá cuidados coordenados e seguros.

Fonte: NCCIH, MedicinaNet, DrAxe, Instituto de Massoterapia do Alabama


Gostou disso? Compartilhe com os seus amigos!

O Que Você Achou Desse Artigo?

horrível horrível
0
horrível
confuso confuso
0
confuso
fraco fraco
0
fraco
divertido divertido
0
divertido
geeky geeky
0
geeky
amei amei
4
amei
kkkkk kkkkk
0
kkkkk
nossa! nossa!
0
nossa!
ótimo ótimo
0
ótimo
Therapyas

Somos mais que um site ou blog, somos uma Comunidade, somos uma Tribo. Formamos uma Equipe que deseja transformar o portal Therapyas é um ponto de encontro entre consumidores de produtos e serviços no segmento de Saúde & Bem Estar, praticantes, profissionais e empresas focadas em terapias holísticas, integrativas e complementares. E-mail: info@therapyas.com.br Whatsapp: (15) 98159-9000

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um Formato
Artigo
Escreva um texto básico que pode ser incorporado com fotos e vídeos
Quiz Personalizado
Série de perguntas que pretende revelar algo sobre a personalidade do internauta
Votação
Cria uma votação para tomar decisões ou determinar opiniões
Lista
Crie um Artigo Típico de Lista com Itens

Send this to a friend