Auriculoterapia: O Que É, Como Funciona E Quais São Os Benefícios


A auriculoterapia é amplamente utilizada para o controle da dor, como procedimento adicional a todos os tipos de doenças, distúrbios internos, problemas emocionais e uma série de outros problemas.

 

O Que é Auriculoterapia

Auriculoterapia é a estimulação da aurícula da orelha externa para o diagnóstico e tratamento de saúde identificadas em outras partes do corpo.

Também é conhecida como acupuntura auricular quando a estimulação é alcançada pela inserção de agulhas de acupuntura, enquanto o termo auriculoterapia geralmente se refere à estimulação elétrica da superfície dos pontos reflexos da orelha.

Pontos específicos na orelha também podem ser estimulados pela pressão manual, referida como acupressão auricular ou reflexologia auditiva. Os pontos de acupuntura na orelha podem ser estimulados com lasers, ímãs, sementes e adesivos de orelha.

 

Diferença Entre Auriculoterapia e Acupuntura

A auriculoterapia é tipicamente considerada uma forma de acupuntura, mas há diferenças e semelhanças entre os dois procedimentos.

A acupuntura é uma forma de tratamento terapêutico envolvendo a estimulação de pontos de acupuntura localizados em canais de energia que se estendem sobre a superfície do corpo, que são conhecidos como meridianos.

Segundo a filosofia do Taoísmo, existem seis meridianos Yang e seis meridianos Yin. Na acupuntura clássica, são os meridianos Yang que se conectam diretamente ao ouvido externo.

Essas linhas de força de energia são bloqueadas ou congestionadas quando há alguma patologia em uma área específica do corpo.

A inserção de agulhas de acupuntura em pontos de acupuntura específicos pode aliviar os sintomas e a patologia subjacente de um problema de saúde específico. Algumas das linhas meridianas de energia de força se conectam à orelha externa, criando assim o campo da acupuntura auricular.

Diferentes perspectivas da auriculoterapia não se concentram nos meridianos da acupuntura, mas no uso da orelha como um sistema reflexo localizado e conectado ao sistema nervoso central.

 

Benefícios da Auriculoterapia

O intervalo de respostas a uma sessão de auriculoterapia é bastante variado, mas é comum que um paciente que sofra de dor intensa notará redução de sua queixa, de leve a acentuada, já na primeira sessão.

Essa redução na experiência de dor pode realmente melhorar nas próximas horas após o tratamento, mas os benefícios geralmente começam a diminuir vários dias após o primeiro tratamento.

Com cada tratamento sucessivo, o grau de alívio da dor geralmente se torna cada vez mais proeminente e a duração do alívio da dor se prolonga progressivamente de vários dias a várias semanas.

Os benefícios da auriculoterapia podem durar várias semanas após apenas um ou dois tratamentos auriculares para dependentes químicos e fumantes que evitarem o uso de fumo e droga.

 

Tipo de Profissionais de Saúde Que Praticam Auriculoterapia?

A auriculoterapia é conduzida por uma variedade de praticantes, incluindo acupunturistas, terapeutas de biofeeback, médicos quiropráticos, dentistas, médicos naturopáticos, enfermeiros, médicos osteopáticos, fisioterapeutas, psicoterapeutas e terapeutas de reflexologia.

 

Duração da Sessão de Tratamento

Enquanto a primeira sessão de auriculoterapia requer maior tempo para uma avaliação do problema e história do paciente, um tratamento típico de auriculoterapia dura 15 a 30 minutos.

Com acupuntura auricular, quatro a seis agulhas de acupuntura são inseridas e deixadas no local por aproximadamente 20 minutos.

Na estimulação elétrica auricular transcutânea, cada ponto reflexo da orelha é primeiro detectado e estimulado por 10 a 30 segundos, exigindo um total de 20 minutos para tratar sucessivamente seis a doze pontos em cada orelha.

 

Quais são as contra indicações para auriculoterapia?

Tal como acontece com outras formas de acupuntura, existem poucas contra indicações para o uso da auriculoterapia.

Por isso, não é indicado o tratamento no caso de:

  • qualquer dor necessária para diagnosticar um problema subjacente
  • qualquer dor necessária para limitar a amplitude de movimento de uma área lesada do corpo
  • mulheres grávidas
  • estimular eletricamente os pontos da orelha de pacientes com um ritmo cardíaco irregular

 

Efeitos colaterais da auriculoterapia

Como é sensível e delicada a região onde são aplicados os procedimentos de auriculoterapia, a sensação de dor nos pontos de orelha estimulados às vezes pode continuar até uma hora após o tratamento.

Fonte: Auriculotherapy.com


Gostou disso? Compartilhe com os seus amigos!

O Que Você Achou Desse Artigo?

horrível horrível
0
horrível
confuso confuso
0
confuso
fraco fraco
0
fraco
divertido divertido
0
divertido
geeky geeky
0
geeky
amei amei
3
amei
kkkkk kkkkk
1
kkkkk
nossa! nossa!
0
nossa!
ótimo ótimo
1
ótimo
Therapyas

Somos mais que um site ou blog, somos uma Comunidade, somos uma Tribo. Formamos uma Equipe que deseja transformar o portal Therapyas é um ponto de encontro entre consumidores de produtos e serviços no segmento de Saúde & Bem Estar, praticantes, profissionais e empresas focadas em terapias holísticas, integrativas e complementares. E-mail: info@therapyas.com.br Whatsapp: (15) 98159-9000

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um Formato
Artigo
Escreva um texto básico que pode ser incorporado com fotos e vídeos
Quiz Personalizado
Série de perguntas que pretende revelar algo sobre a personalidade do internauta
Votação
Cria uma votação para tomar decisões ou determinar opiniões
Lista
Crie um Artigo Típico de Lista com Itens

Send this to a friend