Quiropraxia: O Que É, Como Funciona E Quais São Os Benefícios


A quiropraxia é uma profissão de cuidados de saúde que se concentra na relação entre a estrutura do corpo – principalmente a coluna ou espinha dorsal – e seu funcionamento. A quiropraxia é segura, eficaz e acessível.

Os profissionais da Quiropraxia, ou quiropráticos, entendem que diferentes fatores influenciam na saúde, incluindo exercícios, nutrição, sono, ambiente e hereditariedade. A quiropraxia concentra-se na manutenção natural de uma vida saudável para ajudar o seu corpo a resistir à doença, em vez de simplesmente tratar os sintomas dela.

Embora os praticantes possam usar uma variedade de abordagens de tratamento, a quiropraxia realiza, principalmente, ajustes (manipulações) na coluna vertebral ou em outras partes do corpo com o objetivo de corrigir problemas de alinhamento, aliviar a dor, melhorar a função e apoiar a habilidade natural do corpo para se curar.

 

O Que É Quiropraxia

O termo “quiropraxia” combina as palavras gregas cheir (mão) e praxis (prática) para descrever um tratamento feito à mão. A terapia prática – especialmente o ajuste da coluna vertebral – é fundamental para o tratamento quiroprático.

A quiropraxia baseia-se na noção de que a relação entre a estrutura do corpo (principalmente a da coluna vertebral) e sua função (coordenada pelo sistema nervoso) afeta a saúde.

O quiroprático é um terapeuta especializado em saúde e bem-estar da coluna vertebral. Ele se concentra na prevenção, diagnóstico e cuidados conservadores de distúrbios relacionados à coluna vertebral e outros problemas articulares dolorosos.

Um ajuste quiroprático é uma força muito segura, específica e controlada aplicada a uma articulação para restaurar a função e a mobilidade adequadas.

O ajuste ou manipulação da coluna vertebral é um ato básico no tratamento quiroprático, mas não é sinônimo de quiropraxia.

Os quiropráticos costumam usar outros tratamentos além da manipulação da coluna vertebral e outros profissionais de saúde (por exemplo, fisioterapeutas ou alguns médicos osteopáticos) podem usar a manipulação espinhal.

Acidentes, quedas, estresse ou excesso de esforço podem afetar negativamente sua coluna ou outras articulações. Essas mudanças afetam os tecidos, o sistema nervoso e outras áreas do corpo.

Não resolvido, isso pode torná-lo mais suscetível a problemas crônicos. Ajustes quiropráticos reduzem a dor, aumentam o movimento e melhoram o desempenho.

Além dos ajustes, os quiropráticos também fornecem terapias de tecidos moles, recomendações de estilo de vida, treinamento físico e conselhos nutricionais.

 

Benefícios da Quiropraxia

Há uma série de razões diferentes pelas quais as pessoas decidem procurar cuidados quiropráticos.

Se você está tratando ou buscando tratar de dores de cabeça, dor lombar ou qualquer dor intermediária, há uma série de maneiras pelas quais os ajustes da coluna podem ajudar na melhoria de sua saúde geral.

Cuidar de sua coluna ou espinha significa cuidar de todo o seu sistema nervoso. Quando você cuida do seu sistema nervoso, seu corpo inteiro pode se beneficiar.

É por isso que há tantas vantagens vinculadas aos cuidados quiropráticos que a maioria das pessoas ainda desconhece. Aqui estão alguns dos principais resultados obtidos do tratamento quiroprático.

1. Aliviar o Estresse

Quando seu sistema nervoso está fora de linha e seus sistemas musculares e esqueletais inteiros não estão na posição correta, é provável que seu corpo inteiro se sinta fora de linha.

Além das dores localizadas, isso pode causar grande estresse mental e físico em seu corpo. Uma vez que você retome o equilíbrio, seu corpo imediatamente se sentirá menos tenso, e essa mensagem de relaxamento também irá direto para o cérebro.

Com o corpo reajustado, você se encontrará muito mais equipado para gerenciar o estresse.

2. Melhorar a Postura

Ao longo do tempo, os ajustes regulares da quiropraxia podem ajudar a alinhar a inclinação e as curvas na coluna vertebral e ajudá-lo a melhorar sua postura.

Isso pode ser particularmente benéfico quando se trata da curva em seu pescoço. Muitas pessoas desenvolvem problemas no pescoço mais jovens do que nunca, devido à sua posição constante sentada na frente de uma tela de computador ou curvada por um telefone.

Com o cuidado quiroprático regular você pode melhorar esta postura e ficar mais ereto e forte.

3. Melhorar o Humor

Quando você se ajusta, está equilibrando o sistema inteiro do seu corpo. O que inclui a química do seu corpo.

Isso significa que pessoas que sofrem de certos desequilíbrios químicos acabam por se beneficiar dos cuidados quiropráticos regulares. É o caso, por exemplo, de quem lida com a depressão e verifica a melhoria no humor.

Pessoas com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) também tiveram ótimos benefícios com ajustes regulares.

4. Fortalecer o Sistema Imunológico

Quando você se ajusta, seu quiroprático está removendo sub-luxações que impedem o seu sistema nervoso de funcionar corretamente.

Seu sistema nervoso é responsável pelo envio e recebimento de informações, incluindo a comunicação de e para o seu sistema imunológico.

Manter seu sistema nervoso funcionando corretamente corresponde a fazer funcionar corretamente seu sistema imunológico. O resultado é que seu sistema imunológico começará a funcionar melhor e você começará a se recuperar de doenças mais rapidamente.

5. Recuperar o Sono

Muitos brasileiros sofrem de problemas relacionados ao sono. No entanto, a maioria destes problemas de sono estão relacionados a doenças, estresse e dores no corpo.

Solucionar esses problemas com cuidados regulares de quiropraxia pode ajudar qualquer indivíduo, por consequência, a melhorar a qualidade do sono e obter o descanso que precisam todas as noites. 

Tratamento Quiroprático

Dor nas costas pode ser a razão mais comum pelos quais os pacientes buscam a experiência de um quiroprático, mas as técnicas quiropráticas alcançam muito mais.

A Quiropraxia auxilia pacientes com problemas agudos ou crônicos, incluindo dores de cabeça, dor no pescoço, ciática e função imprópria do sistema nervoso que podem resultar de acidentes de carro, lesões esportivas, hereditariedade e outras causas.

Como os cuidados de saúde quiroprática são métodos holísticos, os quiropráticos estudam o tratamento para o bem-estar geral do cliente. Na verdade, os cuidados de saúde preventivos estão entre as áreas de maior interesse dos quiropraxistas.

Como o Quiroprático Pode Ajudar?
  • Aciona a capacidade do seu corpo de curar – Os quiropráticos reconhecem que muitos fatores afetam sua saúde, incluindo exercícios, nutrição, sono, ambiente e hereditariedade. A quiropraxia concentra-se na manutenção natural da sua saúde para ajudar o seu corpo a resistir à doença, em vez de simplesmente tratar os sintomas da doença.
  • Realiza uma avaliação completa – Quando visita um profissional em Quiropraxia, você será avaliado por meio de métodos consagrados, incluindo anamnese (histórico de todos os sintomas narrados pelo paciente sobre determinado caso), histórico de casos pessoais e da família, exames físicos, análises laboratoriais e exames de raios-X. Além disso, você receberá um exame cuidadoso de quiropraxia estrutural, com especial atenção para a coluna vertebral.
  • Nunca usa drogas ou cirurgia – Uma ampla gama de técnicas são usadas para localizar, analisar e corretamente corrigir desalinhamentos vertebrais (sub-luxações) na coluna vertebral. Os quiropráticos podem usar ajuste manual, estimulação muscular elétrica, ultrassom ou massagem. Nunca usam drogas farmacêuticas ou cirurgia invasiva. A quiropraxia é um método natural de cura que estimula o sistema de comunicação do corpo a trabalhar de forma mais eficaz para iniciar, controlar e coordenar as várias funções das células, órgãos e sistemas do corpo.
  • Trabalha bem em parceria com outros profissionais de saúde – Se sua condição requer atenção de outro ramo da profissão de saúde, essa recomendação ou referência será feita.
Procedimentos Gerais

Durante a visita inicial, os quiropráticos geralmente tomam um histórico de saúde e realizam um exame físico, com especial ênfase na coluna vertebral. Outros exames ou testes, como raios-x também podem ser realizados.

Se o tratamento quiroprático for considerado apropriado, um plano de tratamento será desenvolvido.

a) Durante as visitas de acompanhamento, os praticantes podem realizar um ou mais dos diferentes tipos de ajustes e outras terapias manuais utilizadas no tratamento quiroprático.

b) Dado principalmente à coluna vertebral, um ajuste quiroprático envolve o uso das mãos ou um dispositivo para aplicar uma força controlada e rápida a uma articulação.

c) O objetivo é aumentar o alcance e a qualidade do movimento na área a ser tratada e auxiliar na restauração da saúde. A mobilização conjunta é outro tipo de terapia manual que pode ser utilizada.

Os quiropráticos podem combinar o uso de ajustes da coluna vertebral e outras terapias manuais com vários outros tratamentos e abordagens, tais como:

  • Calor e gelo
  • Estimulação elétrica
  • Técnicas de relaxamento
  • Exercício de reabilitação e geral
  • Aconselhamento sobre dieta, perda de peso e outros fatores de estilo de vida
  • Suplementos dietéticos
Se você está pensando em procurar cuidados quiropráticos
  • Pergunte sobre a educação e licenciamento do quiroprático.
  • Mencione quaisquer condições médicas que você possui e pergunte se o quiroprático tem treinamento especializado ou experiência na condição para a qual você está procurando cuidados.
  • Pergunte sobre os custos típicos de desembolso e a cobertura do seguro. (Quiroprática é coberta por muitas instituições e planos privados de saúde).
  • Diga ao quiroprático sobre quaisquer medicamentos (prescritos ou comprados no balcão da farmácia) e suplementos dietéticos que você toma. Se o quiroprático sugere um suplemento dietético, pergunte sobre possíveis interações com seus medicamentos ou outros suplementos.
  • Informe todos os seus prestadores de cuidados de saúde (médicos, clínicos, enfermeiros, terapeutas etc) sobre quaisquer abordagens de saúde complementares que você usa. Dê-lhes uma imagem completa do que você faz para gerenciar sua saúde. Isso ajudará a garantir um atendimento coordenado e seguro.

 

Pesquisas Sobre Quiropraxia

  • A maioria das pesquisas sobre quiropraxia se concentrou na manipulação da coluna vertebral. A manipulação da coluna vertebral beneficia pessoas com dor lombar e pode ser útil para dores de cabeça, dor no pescoço, condições da junção das extremidades superiores e inferiores e distúrbios associados.
  • Os efeitos colaterais da manipulação espinhal podem incluir dores de cabeça temporárias, cansaço ou desconforto nas partes do corpo que foram tratadas. Houve relatos raros de complicações graves, como acidente vascular cerebral, mas ainda não está claro se a manipulação espinhal realmente foi a causa dessas complicações. A segurança continua sendo um foco importante da pesquisa científica em andamento.
  • Os pesquisadores estudaram a manipulação da coluna vertebral para uma série de condições, desde dor nas costas, pescoço e ombro até asma, síndrome do túnel do carpo, fibromialgia e dores de cabeça.
  • Grande parte da pesquisa centrou-se na dor lombar e mostrou que a manipulação espinhal parece beneficiar algumas pessoas com essa condição.
  • Uma revisão científica feita em 2010 sobre terapias manuais para uma série de problemas de saúde concluiu que a manipulação ou mobilização da coluna pode ser útil para vários problemas de saúde, além de dor nas costas.
  • A revisão incluiu: dores de cabeça, de enxaqueca e cervicogênica (cervical), dor no pescoço, problemas de articulação nas extremidades superior e inferior e distúrbios associados à coluna cervical.
  • A revisão também identificou uma série de condições para as quais a manipulação ou mobilização da coluna vertebral parece não ser útil (incluindo asma, hipertensão e dor menstrual) ou a evidência não é conclusiva (por exemplo, fibromialgia, dor no meio da coluna, síndrome pré-menstrual, ciática e distúrbios da articulação temporomandibular).

 

Fontes: Escola de Quiropraxia Palmer, 100% QuiropraxiaCentro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa


Gostou disso? Compartilhe com os seus amigos!

O Que Você Achou Desse Artigo?

horrível horrível
0
horrível
confuso confuso
0
confuso
fraco fraco
0
fraco
divertido divertido
0
divertido
geeky geeky
0
geeky
amei amei
2
amei
kkkkk kkkkk
0
kkkkk
nossa! nossa!
0
nossa!
ótimo ótimo
0
ótimo
Therapyas

Somos mais que um site ou blog, somos uma Comunidade, somos uma Tribo. Formamos uma Equipe que deseja transformar o portal Therapyas é um ponto de encontro entre consumidores de produtos e serviços no segmento de Saúde & Bem Estar, praticantes, profissionais e empresas focadas em terapias holísticas, integrativas e complementares. E-mail: info@therapyas.com.br Whatsapp: (15) 98159-9000

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um Formato
Artigo
Escreva um texto básico que pode ser incorporado com fotos e vídeos
Quiz Personalizado
Série de perguntas que pretende revelar algo sobre a personalidade do internauta
Votação
Cria uma votação para tomar decisões ou determinar opiniões
Lista
Crie um Artigo Típico de Lista com Itens

Send this to a friend