O que é Vaidade?


O que é Vaidade?

Segundo o dicionário Vaidade é o cuidado exagerado da aparência, pelo prazer ou com o objetivo de atrair a admiração ou elogios de terceiros. É a necessidade de vangloriar-se, de ostentar, de se exibir.

Vaidade é uma característica de que tem orgulho, de quem tem um conceito exagerado de suas qualidades, que é soberbo, arrogante, que se acha grandioso.

É uma característica daquele indivíduo que tem a vaidade acima de qualquer coisa, caracteriza aquilo que é vão, ou seja, aquilo que é frívolo, fútil, tolo, que não possui conteúdo, e se baseia em aparência falsa, mentirosa.

Somos todos vaidosos, em alta ou baixa escala. A vaidade é humana. Originária dos termos latinos vanitas, vanitatis: cujo significado é, nada mais nada menos, que vacuidade (o que é próprio do vácuo), ou seja: VAZIO ABSOLUTO!

Mas o que há realmente atrás da vaidade? Desejos ocultos? Perversidade? Baixa autoestima?

Nada contra ter cuidados com a aparência. Todos gostamos de nos sentirmos bonitos e arrumados. Aliás cuidados com a aparência faz parte do jogo social, mas também faz parte do gostar de si.

A questão, é a medida. Quando isso se torna obsessão, pode ser questionado a presença de algum transtorno que vai muito além da boa aparência. A vaidade, às vezes, ocorre como um grande desafio, um aspecto quase indomável.

No entanto, tem um aspecto mais profundo da vaidade que é algo em sentir-se melhor que os demais. Sentir-se superior na família, no trabalho, com os amigos, no entorno. Alguns sentem-se superiores a toda a humanidade.

Na vaidade exacerbada há um profundo desejo de poder. Poder de controlar e manipular outros. Querer ser o que não é! Quando nos sentimos superiores a outros, a tendência é desconsiderarmos o que outro pensa, seus pontos de vista, suas opiniões, seus sentimentos, sua história, suas origens.

Na vaidade nem lembramos que existem outros…

O que também pode acionar uma vaidade desmedida é uma enorme sensação de inferioridade, desvalor, baixa autoestima. Somos nós que validamos nossas qualidades, talentos, habilidades.

O reconhecimento de nosso valor, é sentido primeiro por nós mesmos e quando isso ocorre, o externo também reconhece. A vaidade nos impulsiona a valorizar em primeiro lugar, o reconhecimento externo, o que causa sofrimento desnecessário, pois o mundo não vai parar para atender a necessidades infantis que a vaidade alimenta.

Vaidade é um “touro bravo”. Como lidamos com ela ? Observando como sentimos o mundo e tudo que faz parte dele. Percebendo se saímos ou não do nosso lugar, quando nos intrometemos em assuntos dos quais não fomos convidados a opinar, quando olhamos para as pessoas e mentalmente dizemos: “coitado… sou melhor que esta pessoa”.

Comparações não acrescentam, diminuem. Somos todos vaidosos, é fato! Lidar com isso exige de nós modéstia, que também é confundida com submissão. Talvez a vaidade seja nosso último desafio.

Elaine Carvalho é Terapeuta Holística


Gostou disso? Compartilhe com os seus amigos!

O Que Você Achou Desse Artigo?

horrível horrível
0
horrível
confuso confuso
0
confuso
fraco fraco
0
fraco
divertido divertido
0
divertido
geeky geeky
0
geeky
amei amei
1
amei
kkkkk kkkkk
0
kkkkk
nossa! nossa!
0
nossa!
ótimo ótimo
1
ótimo
Elaine Leal Carvalho
Terapeuta Holística e Consteladora. Participa vivências terapêuticas há mais de 20 anos, continuamente, entre elas a ayuaska. Estudou Teatro e locução para TV. Contato: (11) 99908-3005.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um Formato
Artigo
Escreva um texto básico que pode ser incorporado com fotos e vídeos
Quiz Personalizado
Série de perguntas que pretende revelar algo sobre a personalidade do internauta
Votação
Cria uma votação para tomar decisões ou determinar opiniões
Lista
Crie um Artigo Típico de Lista com Itens

Send this to a friend