Iridologia: O Que É, Como Funciona E Quais São Os Benefícios


A Iridologia, ou análise de íris, é o estudo da íris (a parte colorida do olho). As “leituras” são feitas por iridologistas que avaliam a imagem de saúde de uma pessoa (física, emocional, mental e espiritual) e orientam sobre medidas para sua correção e melhoria.

 

A Iridologia é uma técnica terapêutica holística e integrativa que afirma e acredita que as cores, os padrões, bem como as demais características da íris podem ser examinadas para descobrir informações sobre a saúde de uma pessoa.

Os iridologistas (praticantes treinados em iridologia) combinam a cor da íris do cliente com um gráfico de cores e, portanto, fazem observações sobre a saúde sistêmica do indivíduo.

Assim, estes profissionais ao usarem os gráficos podem descobrir as diferenças entre os vários órgãos saudáveis ​​e os órgãos inflamados, hiperativos e angustiados.

 

Origens da Iridologia

O conceito básico de Iridologia existe há séculos. Um livro publicado por Philippus Meyers em 1670, chamado Chiromatica Medica, observou que os sinais na íris indicavam doenças em seus pacientes.

O médico húngaro Ignatz von Peczely é geralmente considerado o pai da Iridologia, com uma história muito singular.

Quando criança, ele acidentalmente quebrou a perna de uma coruja. Peczely observou que uma linha preta formada na íris inferior da coruja no momento da lesão. Depois que a perna da coruja ficou curada, o jovem von Peczely observou que a raia negra mudou de aparência.

Anos depois, como médico, Peczely tratou um paciente com a perna quebrada em cujo olho ele observou uma raia negra no mesmo local que na íris da coruja ferida. Von Peczely ficou intrigado com a possibilidade de uma conexão entre doenças e marcações oculares.

Ao observar os olhos de seus pacientes, ele se convenceu dessa conexão e desenvolveu um gráfico que mapeou correções íris-corpo.

Após vários anos de estudo comparativo, von Peczely mapeou órgãos através de zonas identificadas por horas e minutos em um relógio que se sobrepôs sobre desenhos dos olhos.

Em 1881, ele publicou suas teorias em um livro chamado Descobertas no Campo da Ciência Natural e da Medicina: Instrução no Estudo do Diagnóstico do Olho.

Nils Liljequist

Um pastor e homeopata sueco chamado Nils Liljequist também desenvolveu o conceito de correlações íris-corpo, quase ao mesmo tempo de von Peczely, mas independentemente de seu trabalho.

Liljequist foi o primeiro iridologista a identificar os efeitos de drogas como iodo e quinino na íris. Ele baseou suas observações iniciais em mudanças em sua própria íris após doenças e lesões, e publicou dezenas de textos e desenhos de olhos no final do século 19.

Uma variedade de praticantes, principalmente europeus, procuraram popularizar a iridologia desde os primeiros trabalhos. O Dr. Bernard Jensen, um quiroprático norte-americano, é o mais conhecido defensor contemporâneo da iridologia.

 

O que é Iridologia

A Iridologia é o estudo científico e prático da porção colorida do olho que envolve a pupila, a íris. Segundo a teoria, a íris é uma área de visualização de todas as fibras nervosas que terminam no cérebro.

Os dados coletados de milhares de íris fornecem aos pesquisadores evidências de que os “marcadores” genéticos das três últimas gerações podem ser claramente vistos nos olhos de uma pessoa.

Assim como herda certos traços de seus pais (como a cor do cabelo e as características faciais), você também herda seus pontos fortes e fracos. Os iridologistas acreditam que grande parte dessa informação genética se reflete na íris.

 

Como Funciona a Iridologia

A Iridologia é uma prática terapêutica que faz a análise ou varredura da íris e mostra se um indivíduo tem ou não uma boa saúde. Isto é feito com base na densidade das fibras da íris, cores, padrões e estruturas da íris e do grau de escuridão e leveza.

Essa leitura ajuda a determinar se uma área do corpo é forte ou fraca.

A iridologia não determina a causa do problema. Na verdade, o que faz é simplesmente traçar a área onde o problema ocorreu. Os padrões únicos da íris e as fibras delicadas que a formam são estudados e comparados com o gráfico da íris.

Em uma íris saudável, as linhas são densas e retas, enquanto as linhas que se assemelham a um grão (como a de uma placa de madeira) mostram sinais de doença temporária.

A íris de indivíduos que não estão saudáveis é distorcida e geralmente se assemelha a lesões ou nós, que correspondem ao órgão particular do corpo. Existem vários fatores que tornam a Iridologia funcional:

  • Pelo estudo da íris é possível determinar se uma parte do corpo está ativa, irritada, tem uma lesão ou se algum órgão ou tecido está degenerando.
  • A iridologia tem a capacidade de revelar níveis de acumulação tóxicos no organismo e também pode mostrar os desequilíbrios químicos e nutricionais.
  • Como parte integrante dos cuidados de saúde preventivos tem a capacidade de alertar o médico ou o paciente sobre os possíveis sinais de doenças em evolução.
  • Pode ser uma ferramenta realmente poderosa, para examinar o que exatamente está acontecendo no corpo independentemente de quão simples ou indolor pode ser. Simplificando, esse método ou prática ajuda a mostrar ou revelar o quão bem o corpo está funcionando ou funcionará no futuro.
  • Através deste método, as pessoas podem entender suas fraquezas e podem ser encorajadas a trabalhar para o seu próprio fortalecimento através de uma abordagem holística, incluindo mudanças nutricionais.
  • A iridologia também pode desempenhar um papel muito importante na medicina preventiva no campo bio-elétrico, segmento da medicina com grande potencial no futuro.

 

Descrição e Mapeamento

A iridologia é geralmente baseada no conceito de caminhos neurais entre o corpo e a íris. Embora os iridologistas possam diferir do mecanismo exato, a maioria afirma que a íris reflete o que está acontecendo em todo o corpo através da condução nervosa de todas as partes do corpo até o olho.

A saúde do cliente é avaliada pelo iridologista, que interpreta padrões, formas, anéis, cores e marcas de pigmentação, fibras, estruturas e mudanças na pupila e íris. Muitos profissionais usam esclerologia (leitura das linhas na parte branca dos olhos) em sua avaliação.

A iridologia é tipicamente praticada por profissionais holísticos orientados como naturopatas, quiropráticos, terapeutas integrativos ou nutricionistas. A leitura pode ser feita usando uma luz brilhante, uma lupa e um bloco de notas.

O iridologista também pode usar várias ferramentas para verificação do olho, uma câmera especial para tirar fotos da íris e um computador com softwares de análise mapográfica.

As leituras são feitas usando gráficos em que cada área da íris é mapeada para um sistema ou órgão específico do corpo. Os gráficos de iridologia variam em, pelo menos, 20 diferentes modelos.

Alguns gráficos são mais utilizados do que outros. No entanto, muitos iridologistas acreditam que há mais de um mapa correto e que cada praticante deve se familiarizar com a variedade de gráficos. Outros desenvolvem seus próprios gráficos.

Diferenças também existem entre as técnicas (existem abordagens americanas, europeias, asiáticas e outras) e na interpretação de sinais específicos da íris.

Zonas Correspondentes do Corpo

Os gráficos de iridologia dividem a íris em inúmeras zonas correspondentes a diferentes partes do corpo. Embora os detalhes possam diferir em cada gráfico, todos compartilham um padrão geral.

  • O olho esquerdo é mapeado para o lado esquerdo do corpo e o olho direito para o lado direito.
  • O topo do olho é mapeado para a parte superior do corpo (por exemplo, cérebro, rosto, pescoço, peito e coração).
  • O centro do olho é mapeado para o estômago e os órgãos digestivos, sendo outros órgãos representados por zonas circulares concêntricas movendo-se para fora em direção à borda da íris.
  • O fundo do olho é mapeado para as pernas e metade inferior do corpo.
  • Os órgãos emparelhados (por exemplo, os rins) são mapeados para ambas as íris.

Usando uma abordagem holística que considera cada cliente como um indivíduo com padrões e preocupações únicas de saúde, comportamentos e experiências, o iridologista examinará os olhos e fará uma avaliação de saúde.

Com base nos resultados dessa leitura, o iridologista geralmente recomenda um programa de bem-estar adaptado à situação física, emocional e de vida do indivíduo.

Este programa pode incorporar vários regimes de melhoria, manutenção e prevenção de saúde. As recomendações podem incluir vitaminas, sais minerais, ervas, suplementos ou dieta e nutrição específica, entre outras possibilidades.

 

Quais São Os Benefícios

Os iridologistas afirmam que, ao estudar os padrões da íris de uma pessoa, eles podem fornecer informações úteis e precisas sobre saúde e bem-estar. A iridologia é um esforço holístico na medida em que aborda o ser inteiro da pessoa na leitura.

A gama de informações obtida engloba os aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais da imagem da saúde da pessoa. Além de avaliar o nível geral de saúde, as leituras podem revelar outros dados, tais como:

  • Quocientes energéticos
  • Áreas internas de irritação, degeneração, lesão ou inflamação
  • Desequilíbrios nutricionais e químicos
  • Acumulação de toxinas
  • Transições de vida
  • Tensões subconscientes

Os iridologistas sustentam que os olhos revelam informações sobre a constituição física e emocional da pessoa, como fraquezas e riscos herdados para os quais a pessoa pode ser propensa.

Pontos fortes também podem ser revelados, incluindo tendências emocionais herdadas a partir das quais a pessoa deriva talentos particulares. A limpeza e a cura podem ser verificadas por mudanças na íris.

Ao procurar certos sinais, como linhas de cura, os iridologistas obtêm informações sobre problemas e lesões de saúde anteriores e descobrem o que pode ter ocorrido de errado no passado da pessoa.

Ferramenta de Avaliação

Uma leitura de íris reflete as causas de problemas, não os sintomas. Pode, segundo os iridologistas, revelar que órgãos ou sistemas são superestimados ou predispostos à doença antes que os sintomas clínicos se desenvolvam.

Ao prever futuros problemas, a iridologia pode ser usada como uma ferramenta preventiva. As pessoas podem usar a informação das leituras de íris para melhorar sua saúde e fazer escolhas comportamentais valiosas no futuro, evitando os problemas antes de ocorrerem.

Em geral, é considerada uma ferramenta de avaliação a ser usada em cooperação com outras especialidades de saúde. A iridologia não é uma ferramenta de diagnóstico (embora isso seja mais comum entre os iridologistas europeus) e não deve ser usada para diagnosticar ou nomear doenças específicas.

Fonte: Enciclopédia.com, Sarah Murphy, HolisticZine,


Gostou disso? Compartilhe com os seus amigos!

O Que Você Achou Desse Artigo?

horrível horrível
0
horrível
confuso confuso
0
confuso
fraco fraco
0
fraco
divertido divertido
0
divertido
geeky geeky
0
geeky
amei amei
2
amei
kkkkk kkkkk
0
kkkkk
nossa! nossa!
0
nossa!
ótimo ótimo
0
ótimo
Therapyas

Somos mais que um site ou blog, somos uma Comunidade, somos uma Tribo. Formamos uma Equipe que deseja transformar o portal Therapyas é um ponto de encontro entre consumidores de produtos e serviços no segmento de Saúde & Bem Estar, praticantes, profissionais e empresas focadas em terapias holísticas, integrativas e complementares. E-mail: info@therapyas.com.br Whatsapp: (15) 98159-9000

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um Formato
Artigo
Escreva um texto básico que pode ser incorporado com fotos e vídeos
Quiz Personalizado
Série de perguntas que pretende revelar algo sobre a personalidade do internauta
Votação
Cria uma votação para tomar decisões ou determinar opiniões
Lista
Crie um Artigo Típico de Lista com Itens

Send this to a friend